segunda-feira, 20 de junho de 2011

CHAVES OLIVEIRA NA BEIRA INTERIOR EM PORTUGAL - VINHOS QUE REPRESENTAM A FRESCURA DA MONTANHA E SUA HISTÓRIA

Beira Interior é a mais alta das regiões vitivinícolas portuguesas, com cerca de 16.000 ha de vinhas. A Beira Interior produz vinhos fortemente influenciados pela altitude e pelo clima agreste com solo granitico, com grande personalidade, muito aromáticos e frescos. Como destaque podemos caracterizar os vinhos Brancos, principalmente, da casta Síria e Fonte Cal (castas autóctenes da região), ou com a Malvasia, Folha de Figueira, Fernão Pires e Arinto e tintas como a Touriga Nacional, Tinta Roriz, Rufete, Mourisco e Touriga Franca.

Os Romanos iniciaram a produção de vinho em 25 a.C. com existência bem documentada de lagaretas esculpidas no granito e constituindo uma prova que o vinho um papel importante na alimentação, cultura e sociedade. No século XII, os Monges de Cister, instalados no Covento de Santa Maria de Aguiar, em Figueira de Castelo Rodrigo, desenvolveram a cultura do vinho de forma significativa.

Na sua história, temos o Picadeiro d´El Rey, Muralhas da Vila da Almeida onde podemos ouvir um excelente Fado, Aldeia Histórica de Castelo Rodrigo, o Castelo de Trancoso, o Lagar de Azeite e o Jardim do Paço que foi criado no século XVIII pelo bispo João de Mendonça, está organizado num padrão formal, mas na sua profusão de estátuas. De estilo barroco e frequentemente bizarros, os santos e apóstolos alinham-se nas sebes, os leões de pedra reflectem-se nos lagos e os monarcas guardam as balustradas. Os odiados reis dos 60 anos de domínio espanhol, são em tamanho reduzido.

Resumindo, temos como características organolépticas dos Vinhos Tintos: São vinosos, vivos e brilhantes enquanto jovens, intensos e equilibrados, com raro bouquet quando estagiados e envelhecidos. Já os Vinhos Brancos apresentam:De qualidade notória, com destaque para os de meia encosta de exposição a sudoeste, são vinhos aromáticos, cheios e persistentes no sabor.

A Chaves Oliveira participou da IV edição do Concurso de vinhos da Beira Interior no qual foram selecionados dois vinhos premiados no mesmo (Castelo Rodrigo e Pinhel) no intuito de apresentar para o brasileiro ter o prazer degustar a frescura da montanha de Portugal.

Chaves Oliveira Wine Group
Rua Agostinho Rodrigues Filho, 435, Vila Clementino
CEP 04026-040
Tel - 11 2155 0871
www.chavesoliveira.com.br
info@chavesoliveira.com.br
www.vinesdesaopaulo.com.br
compras@vinesdesaopaulo.com.br

quinta-feira, 9 de junho de 2011

domingo, 5 de junho de 2011

TÁ COM FRIO?!!! PEDE UM VINHO EL CORAZÓN E APAIXONE-SE!!!!



TÁ COM FRIO?!!! PEDE UM VINHO EL CORAZÓN SYRAH OU MALBEC E APAIXONE-SE!!!!


Chaves Oliveira Wine Group

Rua Agostinho Rodrigues Filho, 435, Vila Clementino

CEP 04026-040

Tel - 11 2155 0871