domingo, 7 de maio de 2017

CANTINA SAMPIETRANA - PUGLIA - PROJETO MAIS VINHOS, MAIS VIAGENS


 A Puglia é uma das mais efervescentes regiões do sul da Itália, e nos últimos anos tem produzido alguns vinhos excelentes e de muito caráter.O sul da Itália é considerado o berço do vinho italiano, e reúne as regiões de maior destaque, tanto pela produção, quanto pela qualidade que empregam em seus famosos vinhos. A região da Puglia é considerada a principal delas, não apenas pela enorme produção dos seus vinhedos, mas também pela excelente qualidade encontrada em seus rótulos. As uvas de maior destaque nessa região são a Negroamaro e a Primitivo. Entretanto, não podemos esquecer de outras como a Nero di Troia, Susumaniello (quase extinta) e Malvasia Nera que são empregadas na elaboração de excelentes blends ou varietais.  O aumento de pesquisas sobre estas ricas variedades da Puglia, aumentou a qualidade dos vinhos tradicionais e ajudou a trazer novos sabores para o mercado.

Arthur Oliveira e o Diretor Comercial da Sampietrana, Stefano Civino

A Cantina Sampietrana foi criada em 21 de abril de 1952 (San Pietro Vernotico), graças à iniciativa de 68 associados fundadores, com o objetivo de proteger e aumentar o valor de suas uvas e produção. Atualmente, eles produzem uvas de primeira qualidade dando vinho origem a vários vinhos com uma qualidade ímpar na Puglia. O solo fértil da península de Salento, bem como as suas condições podológicas e climáticas, realçam as diferentes uvas que os nossos membros produzem com entusiasmo com as técnicas tradicionais vitivinícolas. Nesta etapa do Projeto Mais Vinhos, Mais viagens, visitamos a Cantina Sampietrana, alguns de seus vinhedos, algumas cidades da Puglia onde fizemos harmonizações da gastronomia local com inigualáveis vinhos da Puglia produzidos pela Cantina Sampietrana – desde o Negroamaro Tacco Barroco até o Sussumanielo Settebraccia.

Stefano Civino nos vinhedos de Negroamaro


vinhas de Negroamaro cultivadas no estilo arbóreo dos romanos (Albarello)

O sensacional Squinzano Riserva DOC Sampietrana - Negroamaro e Malvasia Nera

O Fantástico Primitivo di Manduria Carolone - com uma combinação de cor intensa e densa, complexidade de aromas, encantou a todos.

Esse Brindisi (Negroamaro e Montepulciano) foi o sucesso da primeira noite. Como diz o especialista Pedro Coco: "um vinho para beber de joelhos".

Degustação do Terre Cave Primitivo e Negroamaro - Maravilhoso!
Setebraccia  - Elaborado a partir da quase extinta Susumaniello e Negroamaro - para "beber de joelhos"
Leonardo Pavesi (Cave Pavesi) e Eduardo Rodrigues (Temperos e Tentações)

Sessantenario 100% Malvasia Nera


Negroamaro Tacco Barocco - o sabor e aromas irresistíveis deste vinho deixou todos com "água na boca" no jantar

Salento Rosso Ambasciatori

Também durante o primeiro jantar  - Primitivo di Salento Tacco Barocco
Eduardo Rodrigues (Temperos e Tentações) aproveitando o visual encantador da Puglia

Nenhum comentário:

Postar um comentário